Postando vídeos do youtube no facebook automaticamente – Codevux

Postando vídeos do youtube no facebook automaticamente


Poupe o trabalho de criar postagens manualmente no facebook com esse tutorial. A sincronização de seu canal do youtube com sua página do facebook através do Zapier, permite que seus vídeos do youtube sejam postados automaticamente no facebook assim que você fazer o upload dos mesmos em seu canal.

O que é Zapier?

Para resumir, o Zapier é um serviço web acessível que permite que você automatize ações entre diferentes aplicativos da web que você usa todos os dias.

Como eles mesmos disseram:

“O Zapier permite conexão fácil de aplicativos web que você usa, facilitando a automatização de tarefas chatas. Você pode esperar que desenvolvedores terceirizados ofereçam as integrações SaaS que você precisa. Você pode contratar programadores freelance caros para desenvolverem um software personalizado para você. Ou você pode simplesmente fazer você mesmo com o Zapier e depois voltar para o trabalho que é mais importante para seu negócio.”


Zapier permite você fazer a sincronização de milhares de aplicativos de uma maneira simples, rápida e facil. Dentre as milhares de combinações possíveis entre apps, nós iremos fazer a conexão entre Youtube e Facebook.

Tem que pagar?

Não. O Zapier oferece a possibilidade de você escolher o plano gratuito, que disponibiliza o direito a 100 tarefas e 5 zaps (sincronizações diferentes) por mês. Esse plano é mais do que o suficiente pra fazer o que a gente quer.

 

Sincronizando

Requisitos

  • Ter um canal no youtube com um vídeo recente.
  • Ter uma página no facebook.

Crie uma conta no Zapier

Acesse o site do Zapier e crie sua conta. O Zapier permite você fazer o seu registro atravéz de sua conta no gmail.

Após criar sua conta, você irá se deparar com a tela inicial. Para criarmos o que queremos é preciso clicar no botão laranja Make a Zap, no canto superior direito. Você será redirecionado para o painel de controle dos apps.

Passo um: Escolha um aplicativo de gatilho

Neste passo escolhemos que ação ira desencadear as postagens na página no facebook. No nosso caso, queremos que toda vez que postarmos um novo vídeo no canal, este mesmo vídeo seja postado automaticamente na página. Para fazermos isso, digite youtube na barra de pesquisa de aplicativos, e selecione-o

Após isso, escolha a opção de gatilho New Video in Channel, que será acionada toda vez que um novo vídeo for publicado. Após selecionar esta opção clique em Save + Continue.

Em seguida, você deve conectar seu canal do youtube. Para fazer isso clique em Connect an account. Uma nova aba aparecerá para você fazer seu login com seu canal de youtube e permitir que o Zapier tenha acesso ao seu canal. Não se preocupe, é 100% seguro.

Após conectar seu canal do youtube, você precisa testar se a conexão está funcionando. Para fazer isso clique em Test. Se tudo der certo, o teste retornará sucesso. Logo após isso, clique me Save + Continue.

Agora o Zapier precisa do ID do seu canal para procurar por novos vídeos. Cada canal possui um ID único. Para achar seu ID, vá até seu canal, e copie o código da URL que está entre /channel/ e ?view_as=subscriber.


Exemplo:

https://www.youtube.com/channel/UCjdN7wd9TdKapeTzUf7vyZQ?view_as=subscriber  (ID está em negrito)

Lembre-se de colocar o seu ID para importar os vídeos do seu canal.


Copie o ID, cole no campo e clique em Continue.

Após isso, uma nova tela aparecerá avisando para você se garantir que tenha pelo menos um vídeo recente no canal e para confirmar se o ID está certo. Se tudo estiver nos conformes, prossiga clicando em Fetch & Continue.

Se o ID estiver certo e seu canal ter pelo menos um vídeo recente, uma tela de sucesso aparecerá e você poderá prosseguir para o segundo passo clicando em Continue.

Passo dois: Definindo a ação

Este passo será acionado de acordo com o que foi definido no passo anterior, que em nosso caso são as publicações de novos vídeos no canal do youtube.

Digite Facebook Pages na barra de pesquisa de aplicativos e selecione o app Facebook Pages.

Em seguida selecione a terceira opção, Create Page Post, que toda vez que acionada, criará um novo post. Em seguida clique em Save + Continue.

Após isso, como no passo anterior, você deve conectar sua conta do facebook. Clique em Connect an Account  e logue com seu facebook. Após isso, clique em Test para checar se a conexão ocorreu de maneira certa. Se ocorreu de maneira certa, uma tela de sucesso aparecerá. Prossiga clicando em Save + Continue.

Em seguida uma nova página aparecerá. Nesta página está o corpo do post que você irá montar. No primeiro campo, você deve escolher a sua página, no segundo a mensagem do post, e no terceiro o link do vídeo. Este link servirá para gerar a thumbnail do vídeo do youtube.

Primeiro campo: Clique na flecha no canto direito do campo e selecione a sua página.

Segundo campo: Clique no botão no canto direito do campo. É possível ver diversas opções que são importadas no vídeo para serem usadas na mensagem. Recomendo escolher o título apenas, pois a imagem e link já serão geradas pelo terceiro campo.

Você também pode digitar texto customizado, mas lembre-se que esta mensagem será usada em todos os posts de vídeos do youtube, então evite digitar coisas específicas somente a um vídeo.

Terceiro campo: Clique no botão no canto direito do campo e selecione a segunda opção: Youtube.com URL, que será o link do vídeo anexado ao post.

Ao final, teremos algo assim:

Clique em Continue.

Uma nova tela irá aparecer com os valores que você definiu nos campos.

Para concluir, o Zapier irá fazer um teste que irá postar o último vídeo do seu canal em sua página no facebook. Para fazer isso, clique em Send Test to Facebook Pages. 

Após isso, se tudo ocorreu corretamente, um post do seu último vídeo deve estar na timeline da sua página.

Agora basta finalizar clicando em Finish. Como último passo, escolha um nome para seu zap e ative-o clicando no botão cinza. Enquanto o botão estiver em modo ‘ON‘, seu zap estará funcionando. Você pode desligá-lo a hora que você desejar.

Enquanto estiver ativado, este Zap verificará automaticamente o seu canal de vídeos do YouTube a cada 15 minutos procurando por novos vídeos. Se você publicar um novo vídeo e não for feita a postagem instantaneamente, basta esperar alguns minutos.

Com isso, você não precisa mais se incomodar de criar manualmente um post toda vez que você publicar um novo vídeo. Prático não?

Com o Zapier você tem a possibilidade de combinar milhares de apps de maneiras diferentes. Não pare por ai, começe a explorar novas possibilidades.